A vaquinha Ludmila é tão amorosa com seu bezerrinho Júnior, que o Papai-touro fica muito admirado. "Este bezerrinho é o mais amado de todo o mundo", pensa ele!
Nas tardes calmas, perto do lago da pata Grisela, Ludmila espanta as moscas com a sua cauda, enquanto Júnior fica bem pertinho dela. É mesmo uma dupla inseparável! enquanto ruminam, as vaquinhas ficam sabendo que aquele será um dia de festa para elas. É que o senhor Zeca foi buscar grama bem fresquinha. Não há coisa melhor para Ludmila.
Grama verdinha faz muito bem para o estômago de Ludmila, que é dividido em quatro bolsas. Assim, ela pode engolir rapidamente aquela delícia e esperar para ruminá-la tranquilamente. Por causa das divisões em seu estômago, Ludmila não pensa em quase mais nada. Vive para mastigar o seu capim, fresquinho e delicioso o dia inteiro.
O papai-touro recebe uma ração balanceada. Precisa de energia para trabalhar na fazenda, e o bezerrinho Júnior orgulha-se de seu papai, tão forte e imponente.
A mamãe Ludmila também precisa se alimentar bem, porque ela produz leite para o bezerrinho Júnior e para a fazenda. Todos os dias, é feita a ordenha e Ludmila fica toda satisfeita, porque tem bastante leite.
Mas o bezerro Júnior é um sortudo. Tem um balde de leite só para ele! Assim, pode beber o leite como se estivesse sugando direto da sua mamãe. Esse seu Zeca é mesmo inteligente!
Assim, o bezerrinho Júnior não precisa acompanhar a sua mamãe no pasto, à procura de grama verdinha. Ele fica em segurança e sem passar fome por estar longe da mamãe Ludmila.
Com o leite da vaca, podem ser feitos muitos alimentos. O leite em caixinha do supermercado, diversos tipos de queijo, como o prato. A manteiga para passar no pão, queijos leves, como o tipo mozarela, para pizzas, e também o iogurte, que é uma delícia!
O bezerrinho Júnior adora leite, pois fortalece seus ossos e músculos. E a mamãe Ludmila não tem do que reclamar dele. Sempre obediente e esperto, nunca fica doente.
É por isso que a família da vaquinha Ludmila é assim, muito feliz. Porque, tendo saúde, a vida da mamãe Ludmila, do papai-touro e do bezerrinho Júnior é muito mais gostosa!
CURIOSIDADES:
- NA PRIMAVERA E NO VERÃO, AS VACAS FICAM NO PASTO, MAS, NO OUTONO E NO INVERNO, A GRAMA FICA RALA. POR ISSO É PRECISO ALIMENTÁ-LAS COM FENO.
- RUMINAR É O ATO DE MASTIGAR O CAPIM, QUE FERMENTA NO ESTÔMAGO E DEPOIS VOLTA À BOCA, QUANDO É NOVAMENTE MASTIGADO. O ESTÔMAGO POSSUI QUATRO BOLSAS: PANÇA, BARRETE, FOLHOSO E COAGULADOR.
- HOJE EM DIA, O TRABALHO DO BOI OU DO TOURO, NO CAMPO, FOI SUBSTITUÍDO POR MÁQUINAS OU TRATORES. MAS AINDA É VISTO EM LUGARES ONDE NÃO HÁ TECNOLOGIA.
- O LEITE DE VACA COMPRADO NO SUPERMERCADO É PURIFICADO E PASTEURIZADO, QUANDO SE ELIMINAM OS GERMES QUE PODEM ESTRAGÁ-LO FACILMENTE.
- AS CRIANÇAS PRECISAM TOMAR LEITE TODOS OS DIAS. ALÉM DE OUTROS ELEMENTOS, O LEITE CONTÉM CÁLCIO E VITAMINA "D", QUE FAZEM BEM AOS OSSOS E DENTES, E DEIXAM AS CRIANÇAS FORTES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário