No começo da primavera, quando as flores começam a se abrir, a abelhinha Julita sai para buscar o néctar. É para fazer o mel, um alimento muito nutritivo.
Julita é uma abelhinha operária que vive numa colmeia junto com milhares de amiguinhas.
Dentro da colmeia, sua amiguinhas operárias trabalham o dia todo para depositar o néctar dentro de favos de mel.
Toda feliz, Julita vai com suas amiguinhas e pousa nas flores mais lindas do campo. Ela recolhe o néctar e o pólen, que ficam bem no centro dessas flores.
Antes de o dia se pôr, a abelhinha Julita e suas milhares de amiguinhas voltam para casa, a colmeia. Até aí, elas já fizeram muitas idas e vindas e estão muito cansadas e com muito soninho. Essas abelhinhas são mesmo muito espertas. elas fazem suas colmeias dentro de árvores ou em lugares secos, na mata bem protegida da água da chuva.
Julita e suas amiguinhas fabricam o favo com uma cera especial, para servir à abelha mais importante da colmeia: A rainha. A rainha deposita seus ovinhos, que se tornarão novas abelhinhas. Tudo graças a Julita, que fez pequenas células de cera virarem uma caminha com capricho.
Julita gosta muito de suas amiguinhas. Um dia ela foi bem longe para além do rio e do vale e encontrou três abelhinhas que haviam se perdido. Então, Julita ensinou a elas o caminho de volta. A abelha-rainha ficou muito feliz com Julita e a premiou, dando-lhe um dia inteirinho de folga. Julita adorou. Assim, pôde ajudar na produção da geleia real!
Foi assim que Julita participou do nascimento de muitas abelhinhas, dentro da célula comum, existem uma larva, que é bem pequenininha. Julita precisou alimentá-la durante um tempo para ela crescer. Depois, foi preciso fechar a célula. Aí, aconteceu a transformação da larva em abelha-operária.
Existem larvas que são alimentadas pela geleia real, um mel muito puro e fortificante. Elas vão se desenvolvendo até se transformarem em abelhas grandes. A geleia real é o alimento das rainhas. Elas voam pelos campos quando saem da célula. Julita ficou muito contente e orgulhosa por ter criado outras abelhinhas.
A abelha-rainha, quando nasce, escolhe um dia ensolarado para voar pelo campo. E todos os zangões saem para namorá-la. Essa rainha é mesmo importante! Quando a rainha volta, é a época mais importante da colmeia. Três dias após ser fecundada, ela passa a pôr seus ovos como a antiga rainha fazia. Enquanto isso, as amiguinhas de Julita continuam o seu trabalho de operárias recolhendo pólen e néctar para fabricar cera e mel.
Pegar o pólen das flores e o néctar é o que as amiguinhas de Julita mais amam fazer. E a maior paixão de Julita é a natureza. Num dia maravilhoso de primavera ou de verão, lá vai ela de flor em flor, sempre com muita alegria e vontade de trabalhar.
CURIOSIDADE:
- AS ABELHAS VISITAM DE 50 A 1000 FLORES TODOS OS DIAS. ELAS TRABALHAM SEM DESCANSAR.
- OS HOMENS SABEM QUE AS ABELHAS SÃO ORGANIZADAS. POR ISSO, QUANDO QUEREM OBTER MEL, ELES CONSTROEM CASINHAS PARA ELAS FAZEREM SUAS COLMEIAS.
- A RAINHA FAZ O VOO NUPCIAL APÓS O NONO DIA DO NASCIMENTO. FAZ UM ÚNICO VOO EM TODA A SUA VIDA. COPULA COM MUITOS ZANGÕES, ANTES DE VOLTAR PARA A COLMEIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário